segunda-feira, 23 de agosto de 2010

De forma "radical", Rodrigo Phavanello grava sua última cena em "Ribeirão do Tempo"

A morte de Sílvio, personagem de Rodrigo Phavanello em "Ribeirão do Tempo", da Record, está coberta de mistério, ação e efeitos especiais. A gravação da cena contou com o envolvimento de cerca de 130 pessoas e foi realizada em um aeroclube, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. "A morte do Silvio é fundamental para o desenvolvimento de outras tramas", explica o ator.


Era para ser mais um dia comum na rotina aventureira dos personagens Tito (Ângelo Paes Leme), Newton (Rafael Calomeni) e Sílvio (Rodrigo Phavanello). Os amigos estavam animados com o salto duplo. Todos prontos, texto ensaiado, círculo formado, câmera a postos, avião monomotor ao fundo e a fina chuva interrompe a gravação. "O tempo não está ajudando. Isso significa que vai aumentar ainda mais o nosso trabalho", avalia o diretor Vicente Barcellos.

O tempo melhora em minutos. A equipe grava a cena ensaiada e se prepara para gravar outra tomada. Com uma extensa vegetação ao fundo, os atores simulam a aterrissagem de seus personagens após a saída do avião em queda. "Será que ele conseguiu escapar?", perguntam os atores que correm na direção da falsa queda do avião de Sílvio. Imediatamente um grupo de profissionais, que acompanhava a gravação, sai da frente dos apressados atores evitando assim um choque iminente. "Criamos um avião em 3D porque não podemos pegar essa aeronave e explodir. Seria um custo absurdo (risos). Então usamos uma carcaça da fuselagem do avião para o momento do impacto no solo", explica o diretor da novela.

Mais uma pausa e dessa vez a gravação é dentro de um hangar. "Nós vamos simular que estamos no ar. Vamos gravar todos os diálogos de dentro do avião", explica Vicente Barcellos. A aeronave foi cuidadosamente posicionada no hangar com 180º em fundo verde para depois, por computador, inserir cenas gravadas de céu, árvores e terra. Algumas espumas estão posicionadas no chão para amortecer a queda dos atores. "É só jogar bem o ombro quando pular", entrega Ângelo Paes Leme.

Dentro do avião, a alegria dá lugar ao desespero quando o piloto percebe algo estranho com o motor da aeronave. "Que fumaça é aquela?", pergunta assustado o intérprete de Sílvio. O diretor Vicente Barcellos não fica satisfeito com o enquadramento da câmera. Ele pede para o ator repetir a cena, mas agora com outra câmera melhor posicionada. O diálogo entre os ocupantes do avião avança e por questão de sobrevivência, as duplas têm de pular logo. "Não posso deixar você só", exclama Tito. "É o procedimento!", responde, aos berros, Sílvio.

Com o auxílio de dois potentes ventiladores industriais na direção da porta, uma dupla por vez se prepara para saltar. Foram aproximadamente cinco tentativas para cada. O diretor interrompe a gravação. Ele auxilia na posição de uma mini-câmera na parte inferior da asa e repassa orientações para os atores em cena. "Sílvio, quero que você olhe mais para baixo antes do avião explodir", indica Vicente. Na cena final, Rodrigo Phavanello está sozinho na aeronave enquanto se debate fingindo passar por árvores até bater a cabeça no painel e o avião explodir. "E Sílvio virou carvãozinho", agradece com uma ponta de humor negro o diretor.
(Por Gabriel Sobreira)





Ângelo Paes Leme (à esq.) e Rodrigo Phavanello. Atores posam para foto nos bastidores da gravação da última cena de Rodrigo, na novela "Ribeirão do Tempo", da Record


Ângelo Paes Leme (à esq.) e Rodrigo Phavanello durante gravação da novela "Ribeirão do Tempo", da Record (18/8/10)



Rodrigo Phavanello (ao fundo), Ângelo Paes Leme e Nando Rodrigues (de capacete amarelo) durante gravação de cena da novela "Ribeirão do Tempo", da Record (18/8/10)



O ator Rodrigo Phavanello grava sua última cena em "Ribeirão do Tempo", da Record (18/8/10)


Os atores Thiago Neri, Rodrigo Phavanello, Ângelo Paes Leme, Rafael Calomeni e Nando Rodrigues. Bastidores da gravação da última cena de Phavanello, em "Ribeirão do Tempo", da Record (18/8/10).

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Nenhum comentário:

Postar um comentário